Online Fórum
Bem-vindo(a) ao Online Fórum - Um fórum de tudo para todos...
Faça login ou registe-se para ter total acesso ao fórum

Participe do fórum, é rápido e fácil

Online Fórum
Bem-vindo(a) ao Online Fórum - Um fórum de tudo para todos...
Faça login ou registe-se para ter total acesso ao fórum
Online Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os 10 vírus que mais se destacaram em 2008

Ir para baixo

Os 10 vírus que mais se destacaram em 2008 Empty Os 10 vírus que mais se destacaram em 2008

Mensagem por João Diogo Seg Mar 09, 2009 12:54 pm

A Panda Software publicou uma lista dos 10 códigos maliciosos que na sua opinião mais se destacaram em 2008. A empresa de segurança sublinha que os códigos em questão não provocaram infecções massivas, mas nem por isso deixaram de ter destaque entre os milhares de questões de segurança que todos os anos ameaçam os utilizadores e põem à prova as empresas de segurança. Seja pela originalidade ou pela eficácia ganharam direito a destaque.

Em seguida apresentamos a lista e uma pequena descrição para cada um deles:

P2PShared.U
Ficou conhecido como o worm dos hambúrgueres, já que o assunto da mensagem onde se fazia transportar era: McDonalds wishes you Merry Christmas!. Para aliciar o destinatário da mensagem era oferecido um vale de refeição escondido num link que na verdade era um worm.

Agent.JEN

Aqui o esquema usado para aliciar o utilizador era dizer-lhe que tinha uma encomenda para receber. Para dar credibilidade os autores do código faziam-se passar pela UPS, empresa de correio urgente. Transferir o anexo da mensagem para saber qual seria a encomenda dava direito a trojan no PC.

Banbra.FXT
A mensagem que transportava o Bandra dizia ao utilizador que este estava a ser investigado e fornecia uma lista detalhada das acusações que lhe eram atribuídas. O remetente era supostamente um tribunal brasileiro. O relatório de acusações era na verdade uma cópia do trojan que depois de instalado no PC tinha como objectivo roubar passwords e dados de contas bancárias.

Banker.LGC

A curiosidade do utilizador era posta à prova nesta situação. O utilizador era confrontado com um vídeo de um suposto acidente do piloto de Formula 1 Fernando Alonso. Quem não resistisse à tentação de abrir o vídeo infectava o PC com o trojan onde, mais uma vez o objectivo era roubar dados bancários.

Sinowal.VTJ
Surgiu na segunda metade do ano e vinha em forma de mensagem que acusava o destinatário da autoria de um vírus e o ameaçava com uma queixa à polícia. Em anexo seguia na mensagem uma suposta cópia da mensagem enviada com vírus onde se escondia o trojan.

BatGen.D
Chegava ao PC na forma de um ficheiro designado personalcake.bat que escondia uma ferramenta de criação de malware. Dava ao utilizador a possibilidade de criar um bolo e dar-lhe o seu nome…supostamente.

Aidreden.A
O Aidreden tinha duas particularidades estranhas. O conceito a partir do qual foi desenvolvido e a forma de interacção escolhida para comunicar com o utilizador e o levar a tomar uma acção. Depois de instalado no PC exibia uma caixa de diálogo com a mensagem you will dead next month à qual o utilizador podia responder OK e ficar a saber a data concreta.

Banker.LLN
É mais um trojan criado para roubar dados bancários. Que chegava ao PC em forma de ficheiro com um ícone da bandeira americana e a designação de barackobama.exe. Abri-lo concretizava a instalação do código.

Banbra.GDB
É a segunda ameaça da família Bandra listado pela Panda. Desta vez a estratégia era fazer-se passar pela polícia brasileira que enviava uma mensagem enviando o utilizador de que o seu PC está a ser usado para actividades ilegais. Transferir o relatório dava direito a instalar mais um banker trojan.

Spammer.AKE

A amizade e o amor eram os temas escolhidos nas várias mensagens que veicularam o Spammer.AKE, criado com o objectivo de caçar PCs e torná-los emissores de spam.
João Diogo
João Diogo
Administrador
Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 114
Idade : 30
Localização : Portugal
Pontos : 1022
Reputação : 3
Respeito ás regras : Os 10 vírus que mais se destacaram em 2008 111010

http://www.online.forum-canada.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos